Publicado por: cducb2009 | 13 de Agosto de 2009

PCP apresenta programa eleitoral às Legislativas 2009

Jerónimo de Sousa

jer

apresentou o Programa Eleitoral do PCP às Legislativas de 2009 tendo afirmado que este programa «quer pela visão distinta que projecta sobre os problemas e a situação do País, quer essencialmente pelas propostas que avança – um Programa de Ruptura, Patriótico e de Esquerda».

Apresentamos a seguir a sua síntese:

Programa Eleitoral do PCP às Legislativas 2009

Terça, 11 Agosto 2009

Índice
Nota de Abertura

O Programa Eleitoral que o PCP apresenta ao país constitui uma contribuição séria de uma força política responsável, com um percurso de acção, proposta mas também trabalho e obra realizada que se apresenta aos trabalhadores e ao povo pronto a assumir todas as responsabilidades que com o seu apoio e o seu voto os eleitores lhe quiserem atribuir.
Um programa que acolhe, sistematiza e aprofunda,ainda que sem o esgotar, nas condições concretas a que a política de direita conduziu o país, o vasto património de reflexão e proposta e o inesgotável enriquecimento decorrente da resposta pronta que a cada momento o PCP foi chamado a dar aos mais urgentes problemas nacionais.
Um programa de ruptura, patriótico e de esquerda, capaz de responder aos problemas que 33 anos de política de direita acumularam no País e de abrir caminho a um outro rumo e a uma outra política, alternativa e de esquerda.
De ruptura com a política de direita que há mais de três décadas compromete o futuro do país, que responda com a emergência que a situação reclama aos problemas estruturais do país, que retome os valores libertadores de Abril.
Patriótico porque o novo rumo e a nova política que Portugal precisa tem de recolocar no centro da orientação política a afirmação de um desenvolvimento económico soberano, a redução dos défices estruturais, a defesa intransigente dos interesses nacionais articulada com a necessária cooperação no plano europeu e internacional.
De esquerda, porque, sem hesitações, inscreve na política alternativa que propõe ao país a valorização do trabalho, a efectivação dos direitos sociais e das funções sociais do Estado, uma distribuição do rendimento mais justa a favor do trabalho e o controlo pelo Estado dos sectores estratégicos nacionais.
Um Programa que integra e projecta orientações e linhas fundamentais de acção para um programa de governo que assegure uma efectiva política de esquerda. Um Programa que é ao mesmo tempo compromisso e condição de ruptura e de construção de uma nova política e de um outro rumo para o país, indispensáveis a uma vida melhor para os trabalhadores e para o povo, num Portugal de progresso e justiça social.


Deixe um comentário

Categorias